Até 70% das mulheres são afetadas pelo Melasma hormonal!
Muitas são as dúvidas sobre o melasma, muitas pessoas não sabem quais são suas causas, se as manchas ocasionadas por ele amenizam ou desaparecem, quais produtos usar, se existe mais de um tipo de melasma.
Aqui vamos esclarecer todas essas questões e indicar produtos Ada Tina que vão entregar ótimos resultados no seu processo de tratamento contra o melasma e na sua prevenção.
Confira!
O que é melasma e o que pode causá-lo?
Como já vimos por aqui, e é bom relembrar, o melasma é uma condição comum que afeta principalmente mulheres. O melasma é a superprodução de melanina que ocorre devido a hipertrofia das células responsáveis por sua produção, o Dr. Maurizio Pupo acha importante frisar sempre que:
“O melasma é majoritariamente causado pelas radiações UVA e UVB do sol.”
E por isso devemos sempre fazer uso de um bom protetor solar de qualidade e adequado.
Entretanto, apesar de o melasma ocorrer por conta da exposição às radiações ultravioletas, alguns outros fatores associados a essa exposição podem agravar a superprodução de melanina causando o melasma e suas manchas escuras que aparecem na pele.
Fatores que podem agravar o melasma:
- Condições hormonais;
- Uso de pílulas anticoncepcionais;
- Gravidez;
- Predisposição genética;
- Alimentação pobre em antioxidantes;
- Doenças diagnosticadas da tireoide e do fígado
No caso específico das doenças da tireóide, elas contribuem com com o aparecimento do melasma por conta do desequilíbrio hormonal, já as doenças do fígado podem afetar a produção dos hormônios, o que influencia na formação das manchas do melasma.
Com essas informações então podemos compreender que o cuidado com nosso corpo e nossa saúde é tão importante quanto o uso de protetor solar para prevenção e ajuda no tratamento contra o esse problema.
Melasma hormonal, como identificar?
O melasma hormonal pode acontecer durante a gravidez e através do uso de anticoncepcionais, devido à alteração hormonal que ocorre nestes períodos.
O melasma é caracterizado por manchas de tom marrom na pele, resultado de uma hiperpigmentação que ocorre devido ao aumento de pigmento que dá cor à pele, a melanina.
Essas manchas podem ser mais claras ou mais escuras dependendo do grau diagnosticado do melasma (grau 1, 2, 3 ou 4).
O melasma é uma condição crônica e repetitiva. As manchas do melasma possuem formato irregular e limites demarcados, aparecendo na pele do rosto geralmente na bochecha, nariz, testa e queixo.
Sabemos que o melasma é mais comum em mulheres e muitas vezes pode surgir na gravidez, e é justamente nesse período que ele assume o nome de cloasma.
O cloasma surge pelo aumento de hormônios estrógeno, e aparece apenas se o DNA estiver lesionado pela radiação solar.
Mas e com os anticoncepcionais, como o melasma aparece?
Esses alteram os níveis hormonais para controlar a ovulação, aumentando assim os níveis de progesterona e estrogênio que influenciam diretamente na produção de melanina.
O estrógeno estimula a proliferação de melanócitos, aumentando o conteúdo de melanina
enquanto a progesterona diminui essa produção.
Essa proliferação de melanócitos levará ao agravo do melasma já existente devido à danos causados ao DNA pela radiação solar.
O melasma tem cura?
Condição crônica da pele causada pela exposição solar sem proteção e pode ser prevenido e controlado sim.
Existem dois princípios fundamentais no tratamento do melasma: clarear a mancha já existente e inibir os danos da luz solar na pele.
Para isso, existem séruns anti-melasma, poderosos clareadores essenciais contra esse tipo de mancha, devido ao seu efeito inibidor na síntese de melanina.
Os séruns da Ada Tina clareiam manchas escuras no rosto, incluindo todos os graus de melasma, além de manchas de acne e manchas de sol.
O tratamento controla a hiperpigmentação da pele, assim as manchas escuras causadas pelo melasma desapareçam e se mantêm ocultas. Para isso o tratamento precisa de constância e a pele protegida.
Mantendo a prevenção anti melasma com o uso de proteção solar adequada associada ao uso constante de produtos anti melasma na rotina de skincare essas manchas não tornarão a aparecer e o melasma permanecerá controlado.
Quais os tipos de melasma?
Aqui está a classificação dos graus de melasma pelo farmacêutico especialista em cosmetologia Dr. Maurizio Pupo:
Melasma Grau 1 – É o melasma mais recente, com menos de 1 ano, e com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.
Melasma Grau 2 – Esse grau de melasma possui mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficiais e médias da pele.
Melasma Grau 3 – É o tipo de melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.
Melasma Grau 4 – É o mais grave grau de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.
Dessa maneira, podemos entender os vários estágios em que o melasma pode surgir e se desenvolver, para que todos possam identificar quais estão presentes na pele e tratá-los de maneira eficaz.
Melhores produtos para o tratamento do melasma
A Ada Tina possui vários produtos para o tratamento do melasma. O uso do sérum combinado com o protetor solar é uma ótima forma de clarear manchas escuras e proteger nossa pele contra a radiação UV, prevenindo assim as manchas na pele.
Clarivis TX Ultra Resist é um sérum ultra clareador especialmente indicado para o clareamento das manchas mais resistentes, como o melasma grau 2 e 3. Formulado com Tranexamic Complex 15% e Niacinamida Clareadora, capaz de deixar a pele mais clara, com textura extra leve e não oleosa.
Clarivis TX Ultra Resist é capaz de clarear também o melasma hormonal.