Manchas na Pele

Mitos e Verdades sobre Manchas de Pele

Manchas de pele e exposição solar são inseparáveis. Afinal, a radiação solar é uma das principais responsáveis pelo surgimento e pela intensificação dessas alterações pigmentares. Contudo, há uma série de perguntas relacionadas a esse tema. Para dissipar qualquer dúvida, consultamos o especialista e farmacêutico Dr. Maurizio Pupo para esclarecer as principais questões sobre as manchas de sol na pele.

Em resumo, o que são as manchas na pele?

A mancha na pele é um problema dermatológico comum que afeta pessoas de todas as idades. Entender as causas por trás do surgimento dessas manchas é fundamental para preveni-las e tratá-las de maneira eficaz.

Diversos fatores podem desencadear o aparecimento dessas alterações pigmentares, que variam desde exposição solar excessiva até condições genéticas específicas (as sardas, por exemplo).

Mas, manchas surgem devido a um desequilíbrio na pele. “A mancha não é algo inerente à pele. É comum termos diferentes tonalidades no rosto, mas uma mancha real é resultado de uma desregulação, podendo ser ocasionada por diversos fatores”, adverte o Dr. Maurizio Pupo.

Qual é o processo real de formação das manchas na pele?

“A formação decorre de uma irritação nos melanócitos. Sempre que essas células de defesa, os melanócitos, se percebem ameaçados ou irritados – seja devido à exposição solar excessiva, irritações, arranhões ou impactos -, ocorre uma resposta com aumento exagerado de melanina. É mais ou menos dessa maneira que as manchas se desenvolvem”, explica o Dr. Maurizio Pupo.

7 perguntas relevantes sobre manchas de pele

  1. Manchas de sol na pele só surgem quando fica muito tempo se bronzeando?

Manchas de sol na pele não surgem apenas quando alguém passa muito tempo se bronzeando. Na verdade, é mais comum adquiri-las gradualmente, através de exposições crônicas ao sol. Não é tão frequente desenvolver uma mancha de sol imediatamente após uma exposição solar única. O que ocorre com mais frequência é que pessoas que tiveram exposição solar crônica, especialmente após os 40 anos, começam a apresentar pequenas manchas, conhecidas como lentigo solar.

  1. Existe bronzeamento saudável?

Segundo o Dr. Maurizio Pupo, é fundamental proteger a pele dos danos causados pelo excesso de exposição ao sol, pois a radiação ultravioleta pode provocar danos graves, como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele. E infelizmente, ainda não existe bronzeamento saudável.

Os protetores solares Biosole da Ada Tina são um tratamento especial para todas as manchas de peles, principalmente, melasmas, com a proteção da Tecnologia exclusiva Solent, dão maior estabilidade com 12 horas de proteção e fotoproteção.

  1. Manchas de melasma pioram com a exposição ao sol? 

O melasma é uma condição crônica que causa hiperpigmentação (escurecimento da pele por aumento da produção da melanina) de algumas áreas da pele expostas ao sol. Está diretamente relacionado à exposição solar. Pegou um “sol errado”, pode voltar com a mesma intensidade que era antes de qualquer tratamento. Por isso, é essencial o uso de alta proteção solar para prevenir o agravamento do melasma, relembra Dr. Maurizio Pupo.

Está com dúvidas sobre Melasma? Nós já falamos aqui no blog.

  1. Qual a diferença entre uma pele queimada e uma pele bronzeada?

A pele bronzeada surge devido ao aumento da melanina, um pigmento cutâneo que age quando nossa pele entra em contato com a radiação solar, como uma forma de proteção. Quando extrapola os cuidados de proteção da nossa pele, como naquele dia incrível na praia ou na piscina, ela acaba queimada – o que não é nada saudável.

“O primeiro sinal de uma pele queimada é a sua aparência vermelha, rosada. Ela pode ficar dolorida, o que compõe um quadro de eritema–quente, sensível ao toque. Também pode haver coceira. Em casos mais graves, seu corpo pode desenvolver pequenas bolhas com líquido, que podem estourar, além de dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga”, explica.

  1. A pele negra não fica com manchas causadas pelo sol?

A pele negra pode desenvolver manchas causadas pelo sol. Contrariamente ao mito popular, a pele negra não é imune aos danos causados pela exposição solar. Embora a pele mais escura tenha naturalmente mais melanina, o que pode oferecer alguma proteção contra queimaduras solares, ela ainda está suscetível aos efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta (UV). O excesso de exposição solar pode levar ao surgimento de manchas escuras na pele negra, especialmente em áreas como o rosto, braços e pernas.

Manchas de acne, cicatrizes e até mesmo sardas podem ficar mais evidentes com a exposição solar. A luz ultravioleta estimula a produção de melanina nessas áreas, agravando sua aparência e tornando-as mais visíveis.

Portanto, a proteção solar é adequada para todos os tipos de pele, de todas as idades e todas as cores e tons que o Brasil tem.

  1. É possível reverter manchas decorrentes do tratamento tópico na pele?

Sim, é possível reverter as manchas decorrentes do tratamento tópico na pele, dependendo da causa e do tipo de mancha. Algumas manchas, como aquelas causadas por reações adversas a certos medicamentos tópicos, podem desaparecer gradualmente após a interrupção do uso do produto. No entanto, manchas mais persistentes podem exigir tratamentos específicos, como peelings químicos, laser ou terapia de luz intensa pulsada (IPL), prescritos por um dermatologista.


Na Ada Tina, temos um protocolo para os melhores resultados:

1º P – PRODUTOS CORRETOS, isso mesmo, você precisa ter os produtos corretos e adequados para o grau do seu melasma;

2º P – PROTOCOLO ADEQUADO, ou seja, é muito importante aplicar os produtos no horário correto e na ordem recomendada, pois assim teremos um efeito clareador muito mais potente;

3º P – PERSISTÊNCIA FOTOGRÁFICA, é a fase onde você mesma irá medir e comprovar a evolução do tratamento através de fotografias com boa qualidade a cada 30 dias. Sendo que a primeira foto você deve tirar antes de iniciar o tratamento.

  1. Tratamento de manchas funciona sem proteção solar? 

O Dr. Maurizio Pupo enfatiza: “A exposição solar é um fator que desencadeia a produção desequilibrada de melanina na pele. É essencial usar protetor solar ao tratar manchas, pois proteger a pele do sol ajuda a uniformizar o tom da pele. Ao fazê-lo, você está eliminando o principal estímulo que causa as manchas, que é a radiação solar. Por isso, é ilógico realizar um tratamento para manchas sem o uso de protetor solar”, destaca o especialista.

Você sabia que os protetores Ada Tina são indicados para tratamentos de várias manchas solares e também para pós-procedimentos? Sim! Os protetores solares desempenham um papel importante não apenas na prevenção de danos causados pelo sol, mas também no tratamento de manchas solares e na proteção da pele após procedimentos dermatológicos, ajudam a uniformizar o tom da pele, prevenindo o escurecimento adicional das manchas e proporcionando uma recuperação mais rápida e segura da pele após procedimentos como peelings e laser. A Tecnologia Solent® garante uma proteção solar avançada por até 12 horas. Com uma combinação sinérgica de filtros solares altamente fotoestáveis, nossa tecnologia proporciona máxima proteção contra os raios UVA e UVB, além de proteger contra os efeitos nocivos da radiação infravermelha.

Os protetores Ada Tina, com tecnologia SOLENT, são testados segundo as normas COLIPA, padrão Europeu, e seguindo as normas ISO 24.442 e ISO 24.444, ambas reconhecidas pela ANVISA, e por isso são muito mais concentrados, sendo que 1 dedo basta para a proteção correta e adequada de todo o rosto – 1 dedo equivale a 1g do produto.

Informações de acordo com as normas europeias da COLIPA, reconhecida pela ANVISA.

4 Produtos para Tratamentos

Protetor Solar 12HS Clareador 15 Tipos de Manchas (Biosole Oxy FPS 50):

biosole oxy

Biosole Oxy FPS 50 oferece proteção completa para sua pele. Sua fórmula enriquecida com Vitamina C Estabilizada e Niacinamida não só clareia até 15 tipos de manchas, como também combate os danos da radiação infravermelha. Proteja-se dos raios UVA e UVB enquanto trata o melasma e as rugas!


Protetor Solar FPS 90 Fluido Muito Resistente a Água e ao Suor (Biosole Fluid FPS 90):

biosole fluid

Com Biosole Fluid FPS 90, sua pele fica protegida e sequinha o dia todo. Sua fórmula leve e não oleosa é muito resistente à água e ao suor, proporcionando uma proteção solar poderosa contra os raios UVA e UVB. Além disso, ajuda a tratar o melasma e as manchas escuras!

Clareador de Altíssima Potência (Clarivis High Potency):

clarivis high potency

Obtenha uma pele iluminada e livre de imperfeições com o sérum Clarivis High Potency! Sua combinação exclusiva de ácidos clareadores e renovadores clareia até o melasma mais resistente (melasma grau 4) e rejuvenesce sua pele. Diga adeus às manchas e às rugas, e olá para uma pele radiante!

Clarivis TX Ultra Resist Sérum Clareador Ultraconcentrado:

clarivis tx ultra resist

Experimente o sérum Clarivis TX Ultra Resist para resultados rápidos e eficazes! Sua fórmula ultraconcentrada clareia as manchas, melasma grau 2 e 3 resistentes e hormonais. Com textura leve e não oleosa, sua pele ficará fresca e renovada. Garanta já uma pele radiante e sem manchas! 

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *