• Blog
  • Luz Visível pode causar Melasma e outras Manchas?

Luz Visível pode causar Melasma e outras Manchas?

É muito importante proteger a pele contra o sol. Mas você sabia que não é só ele que a prejudica? Existem outros tipos de radiação muito prejudiciais à nossa pele, como a luz azul e a luz visível, capazes de causar o envelhecimento precoce, manchas no rosto e o temido câncer de pele, além de outras doenças.

Quer saber como se prevenir e manter a saúde da sua pele? Entenda como essas radiações agem e acompanhe aqui as nossas dicas para se proteger!

O que é a luz visível?

Como o próprio nome já diz, essa é toda a luz que os nossos olhos são capazes de enxergar, como por exemplo toda claridade, seja na rua ou em casa, a luz emitida pela tela de celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos, além de lâmpadas fluorescentes.

O que é a luz azul?

A luz azul é uma fração da luz visível, conforme explica o especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo: “A luz visível é composta de várias cores, como o arco íris, e entre elas, está a luz azul, que é responsável pela pigmentação, escurecimento e formação de manchas escuras na nossa pele, além de causar o aumento da produção de radicais livres que causam o envelhecimento da pele“.

Antigamente atribuía-se somente às radiações UVA e UVB emitidas pelo sol as manchas no rosto que adquirimos ao longo dos anos, hoje sabemos que a luz visível e azul emitidas pelo sol e pelas outras fontes artificiais também estão relacionadas a diversos problemas de pele, mas você sabe como elas causam isso?

Luz visível e melasma

Já sabemos que a luz visível é extremamente prejudicial para nossa pele a longo prazo, mas qual a relação dessa radiação com o melasma no rosto?

O Dr. Maurizio Pupo esclarece que a luz visível contém luz azul, um estimulante na produção de melanina pelas células da nossa pele, então quando nos expomos a uma claridade intensa, seja ao andar na rua, o dia todo dentro do carro, ou em escritórios com lâmpadas fluorescentes, ocorre esse excesso na produção de melanina, que escurece nossa pele, piorando as manchas já existentes e formando manchas novas.

Sendo assim, devemos nos proteger, pois o melasma tem prevenção. É essencial utilizar diariamente um protetor solar com 12 horas de proteção, mas atente-se: os filtros solares comuns não protegem contra a luz visível, vários estudos comprovam que a proteção ideal contra os malefícios da luz visível é o protetor solar com cor.

O especialista Dr. Maurizio Pupo alerta: “Não são todos os protetores solares com cor que protegem contra a luz visível, é necessário que haja testes comprovando a proteção, pois elas dependem das características da composição do produto para afirmar que a proteção está ocorrendo”.

A melhor proteção contra a luz visível

O protetor solar com cor, possui alta cobertura, serve como maquiagem, e além de disfarçar imperfeições, protege a pele dos efeitos nocivos da luz azul, prevenindo melasmas, doenças de pele e o indesejado envelhecimento precoce.

 

A ADA TINA possui um protetor solar com cor adequado para cada tipo de pele, desde a pele seca até a pele oleosa, com 12 horas de alta proteção solar. Conheça o Biosole BB FPS 60, um protetor solar com cor que previne contra os malefícios da luz visível e possui ação antioxidante, protegendo o colágeno da pele e impedindo a sua degradação, além disso ele é capaz de prevenir manchas e disfarçar as já existentes.
E não para por aí, confira também o Biosole BB Cake FPS 70, com ácido hialurônico em sua formulação, estimula a produção do colágeno e ácido hialurônico da própria pele, mantendo-a mais firme e prevenindo o envelhecimento. Muito mais cuidado e praticidade no seu dia a dia: https://www.adatina.com/institucional/maquiagem

Colunistas

Dr. Maurizio Pupo é Farmacêutico Pesquisador e Professor Especialista em Cosmetologia. Nascido em Calci (PI) Italia, é autor de vários livros na área cosmética como: Tratado de Fotoproteção, Luz Azul | Luz Visível e Impactos na Dermatologia, Difendiox® OPP's Antioxidantes Biologicamente Ativos e Estabilizados em Sistema Hydromicelar, entre outros. Além disso, é CEO e responsável pelo desenvolvimento dos produtos da renomada marca de dermocosméticos ADA TINA Italy.