MelasmaTipos de Melasma

GUIA DO MELASMA 2024

Hoje eu, Dr. Maurizio Pupo, venho a convite da ADA TINA, conversar diretamente com você, consumidor de dermocosméticos sobre todas as informações relevantes e tipos de melasma: as manchas de tonalidades escuras que aparecem somente na pele do rosto.

O fator principal desencadeador, como já mencionamos aqui no blog, é a exposição da pele às fontes luminosas, culminando na hiperprodução de melanina, proteína presente nas células epiteliais responsável por sua proteção, mas que quando exposta em excesso aos raios solares e fontes artificiais de luz sem a proteção adequada, originam e agravam estas manchas de contorno irregular.

Durante os anos de vida, indivíduos vão somando exposições ao sol e falta de rotinas de cuidado, proteção e ainda, inclinações genéticas.

Siga conosco neste blog, que é um Guia Completo atualizado sobre o assunto!

O que é melasma?

Se você já presenciou manchas na pele de aspecto castanho e formas irregulares no rosto, certamente já esteve em contato com melasma, uma condição dermatológica cada dia mais recorrente pelas exposições às radiações solares sem proteção.

A principal causa do melasma é o efeito que o Sol causa na pele, e em mulheres, esses sinais também podem ser agravados pelas mudanças hormonais sofridas ao longo das gestações, menopausa ou também com o uso de pílulas anticoncepcionais, uma vez que a molécula responsável pela produção de melanina já se encontra inflamada pelas radiações.

Somadas à forte incidência diária de raios UVA/UVB, estimulando a criação de melanina pelas células epiteliais, proteína responsável pela pigmentação e proteção da tez, temos ainda as condições internas. Com isso, esta proteína é alojada em excesso na pele, desencadeando as tão temidas manchas originadas ao longo do tempo.

Mas afinal de contas, existem tipos diferentes de melasma? E o que fazer para controlá-los? Descubra conosco logo na sequência!

Tipos de Melasma: quais existem?

É fundamental entender que sim, existem tipos diferentes, que hoje são definidos como graus de melasma. Através desta classificação, criada por mim, Dr. Maurizio Pupo, indico as medidas mais assertivas, acrescendo as chances de clarear e tratar as manchas. Quanto antes ocorrer a identificação e os cuidados forem iniciados, mais efetivo será o tratamento.

Melasma Grau 1 – considerado um melasma superficial e recente, ou seja, visível há menos de 1 ano, apresentando manchas pequenas, tonalidade média clara e que principalmente responde bem ao tratamento.

Melasma Grau 2 – caracterizado como um melasma profundo e antigo, o que quer dizer que é visível há mais de 1 ano, apresentando manchas grandes, tonalidade média escura e que consegue responder ao tratamento.

Melasma Grau 3 – tem como característica ser um melasma profundo e muito antigo, o que significa que ele é visível há mais de 5 anos, percebido por manchas de diversos tamanhos e muito escuras, e que fica fácil de ser identificado pois é resistente ao tratamento, ou seja, já tentou ser tratado mas não clareou ou retornou quando o tratamento foi finalizado.

Melasma Grau 4 – é o pior e mais grave grau de melasma, sendo caracterizado como um melasma muito antigo e muito profundo, existente há mais de 10 anos, que apresenta manchas muito escuras e muito profundas, além de ser altamente resistente ao tratamento.

O tratamento com protetor solar adequado para o melasma é importante devido à sua capacidade de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, prevenir o agravamento das manchas escuras e melhorar a eficácia do tratamento. Além disso, a tecnologia Solent® oferece uma inovação que vai além da simples proteção solar.

Destaca-se pela sua ação de proteção por 12 horas, eliminando a necessidade de tantas reaplicações ao longo do dia. Com apenas a aplicação de um dedo, essa tecnologia proporciona uma cobertura eficaz, simplificando a rotina de cuidados com a pele e tornando-a mais prática para o dia a dia agitado. Além de proteger contra danos imediatos causados pelo sol, a tecnologia Solent® atua como uma medida preventiva contra o envelhecimento prematuro, o câncer de pele e outros problemas dermatológicos.

Identificamos, entretanto, a possibilidade de tratamento, através de produtos mais potentes e atentando-se para a filosofia dos 3P’s: Produto Adequado + Protocolo Correto + Persistência Fotográfica para clarear as indesejáveis manchas na pele e constatar os resultados!

Existe um protocolo específico para o tratamento do Melasma Grau 1?

De acordo com esta classificação completa, o Melasma Grau 1 pode ser relacionado ainda a antiga identificação como melasma epidérmico.

A principal indicação é contar com ajuda dos nossos especialistas para identificar corretamente o grau do melasma, e a partir daí seguir o tratamento adequado para o seu caso.

Ao se tratar do Grau 1, sugiro o seguinte tratamento: por lidarmos com uma agressão recente da pele – menos de 1 ano, este melasma é mais tênue e responderá positivamente aos cuidados com maior facilidade. Portanto, o uso ideal é a combinação de Clarivis Nia10 à aplicação do Biosole Oxy FPS 85, durante os períodos do dia e da noite.

Existe um protocolo específico para o Tratamento do Melasma Grau 2?

O Melasma Grau 2 pode ser relacionado a antiga classificação de misto, sendo mais antigo e atingindo tanto a epiderme quanto a derme.

Ao lidarmos com o melasma Grau 2, o protocolo utilizado é o uso do Clarivis TX aliado ao Biosole Oxy FPS 85, tanto de dia quanto durante a noite.

Existe um protocolo específico para o Tratamento do Melasma Grau 3?

No Grau 3, ele é bem profundo, antigo – com mais de cinco anos, e resistente aos tratamentos. O protocolo ideal é, durante o dia, aplicar o  Clarivis TX Ultra Resist e em seguida o Biosole Oxy FPS 85 para proteger a sua pele.

Quais são as características do Melasma Grau 4?

O quarto e último grau é o mais grave grau de melasma. Com mais de 10 anos aparentes, ou seja, muito antigo, o grau 4 apresenta manchas profundas e muito escuras. Esse tipo de mancha é muito resistente ao tratamento, por isso as principais indicações para o tratamento do melasma grau 4 são séruns clareadores que possuem combinações exclusivas de alguns ácidos clareadores em sua formulação. Combinar esses produtos com um protetor solar antioxidante e clareador é uma excelente maneira de clarear manchas escuras como as de melasma, protegendo sua pele da radiação UV, prevenindo futuros melasmas ou futuras recidivas.

Existe um protocolo específico para o Tratamento do Melasma Grau 4?

Para o grau 4, a recomendação de produto ideal é a combinação do sérum Clarivis High Potency pela manhã e noite, e do protetor solar antioxidante Biosole Oxy FPS 85 durante o dia. Após atingir o efeito clareador desejado, mantenha o tratamento com o uso diário pela manhã de Biosole Oxy FPS 85 para evitar o reaparecimento das manchas na pele.

Lembrando que não se deve interromper o tratamento, evitando assim que novas manchas surjam, usando sempre os protetores solares Ada Tina com 12 horas de proteção, para evitar tantas reaplicações.

Confira os conteúdos semanalmente preparados pela ADA TINA aqui no blog e não deixe de oferecer à sua pele os cuidados que irão mantê-la sempre saudável e livre de melasma.

Até a próxima!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *