A dermatite seborreica e a caspa atingem, com maior frequência, os homens. Esta doença da pele é uma alteração inflamatória do couro cabeludo causada pela provável presença de fungos na pele. Na maioria dos casos a dermatite seborreia é crônica e está normalmente relacionada a uma alteração hormonal no homem, causada pelo excesso de produção do hormônio testosterona e a consequente produção excessiva de sebo. Como resultado, a pele se torna irritada pela alta quantidade de sebo, produz prurido, se torna avermelhada e descama (caspa).
A dermatite seborreica costuma ocorrer em picos, dividindo-se em três períodos: nos primeiros três meses de vida, durante a puberdade e durante a vida adulta, com seu ápice entre os 40 e 60 anos de idade.
Caspa: primeira etapa da dermatite seborreica
Mais comum que a dermatite seborreica, estima-se que a caspa no cabelo acomete cerca de 50% da população adulta mundial, sendo também mais comum nos homens do que nas mulheres. Restrita ao couro cabeludo masculino, este quadro envolve prurido e a descamação da pele e, normalmente, se inicia na puberdade e atinge seu pico durante os 20 anos.
Vale ressaltar também que muitos médicos dermatologistas consideram a caspa como a primeira etapa da dermatite seborreica – as patologias são consideradas pelos profissionais um espectro contínuo de uma mesma doença.