DIFERENÇA ENTRE PROTETOR SOLAR E FILTRO SOLAR

Estas duas palavras podem parecer sinônimos, porém, não significam a mesma coisa, o que costuma gerar confusão em muita gente. Continue lendo e esclareca essa e outras dúvidas sobre a proteção solar!

Qual a diferença entre filtro e protetor?

O filtro solar é a matéria-prima, ou seja, a substância química usada ​​para proteger contra os raios UV emitidos pelo sol, que determinam a capacidade de fotoproteção do produto final, o protetor solar.

Já o protetor solar é o produto final que possui múltiplos ingredientes e ativos, inclusive os filtros, que juntos compõem o protetor solar. A eficácia de um protetor depende da tecnologia, pesquisa e técnica da marca que o desenvolveu, por isso escolher uma marca de qualidade sem substâncias tóxicas é crucial para a saúde da pele.

E quanto ao Bloqueador Solar?

O termo bloqueador solar era utilizado para se referir ao protetor solar. Entretanto, com o passar dos anos, essa expressão foi caindo em desuso pelo fato de nunca conseguirmos bloquear 100% os raios solares que incidem sobre nossa pele, por mais forte que seja o protetor. Sendo assim, a palavra “protetor” se encaixa muito melhor na função do produto do que “bloqueador”.

Diferença entre filtro solar químico e físico

Os protetores solares físicos (também conhecidos como minerais) são de origem natural e inorgânica, derivados principalmente de minérios, que aderem bem à superfície da pele, bloqueando, espalhando e refletindo a radiação ultravioleta emitida pelo sol (UVA, UVB e UVC),  prevenindo assim os danos à pele e à saúde.

Além disso, os protetores solares físicos são indicados para todos os tipos de pele, principalmente para quem precisa de cuidados especiais, como crianças, gestantes e pessoas com pele sensível ou alérgica a protetores solares químicos, bem como para procedimentos pós-estética como microagulhamento e outros. 

O protetor solar químico (também chamado de orgânico) é o mais utilizado no Brasil, protegendo a pele através das moléculas orgânicas que consomem a radiação solar (UVA e UVB)  e a devolvem ao meio ambiente, convertendo-a em radiação de baixa energia (como o calor) inofensiva para a pele.

Por ser mais facilmente absorvido, os protetores solares químicos são mais propensos a causar alergias do que os protetores solares físicos, pois a fórmula utiliza compostos químicos fotoprotetores que nem sempre são naturais como os do protetor solar físico.

O que é o FPS?                     

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar, e mostra a porcentagem de raios ultravioleta B (UVB) que são absorvidos por um produto. Quanto maior o número, melhor será a capacidade desse produto de proteger sua pele dos raios UVB, que representam 5% da radiação emitida pelo sol que chega a superfície terrestre e causam vermelhidão, queimaduras, descamação e danificam o DNA da pele.

Contudo, há um mito sobre a numeração do FPS, que diz ser equivalente ao tempo que o produto pode ficar exposto ao sol até a próxima reaplicação. Isso está longe de ser verdade, pois os fatores de proteção não indicam o tempo que você pode passar com segurança ao sol, e sim a porcentagem de absorção da radiação UVB, como mostra a tabela a seguir:

Benefícios do protetor solar diário

Um dos principais passos em nossa rotina de cuidados com a pele é o uso diário de protetores solares, pois além de nos proteger das queimaduras do sol, também protegem contra outros perigos que a radiação solar pode representar para nosso corpo, como melasmamanchas escuras e lentigo senil, envelhecimento precoce, danos ao DNA, diminuição da imunidade cutânea, degradação do colágeno, elastina e ácido hialurônico, surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez e o temido câncer de pele.

3 Melhores protetores solares Ada Tina

Biosole Oxy FPS 50

Biosole Oxy Fps 50

Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.

Biosole E+ Ultra Vitamin

Biosole E+ Ultra Vitamin

Biosole E+ Ultra Vitamin FPS 90 é um protetor solar anti-manchas e antienvelhecimento, com tripla ação anti-melasma de DIFENDIOX®, Vitamina E+ clareadora e tecnologia Solent de 12 horas de proteção solar, capaz de prevenir fortemente as manchas escuras, o melasma e o envelhecimento da pele.

Soleize Mineral Fps 66

Soleize Mineral Fps 66

Soleize Mineral FPS 66 com cor é um protetor solar físico e anti-melasma, com efeito matte e toque seco, formulado com filtros minerais e muito alta proteção anti UVA e UVB, luz azul e visível, prevenindo e cobrindo manchas escuras e melasma, com 12 horas de proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.

+ Clique aqui esclareça as 10 dúvidas mais comuns sobre o protetor solar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *