Pele OleosaTipos de Peles

5 DICAS PARA CONTROLAR O BRILHO EXCESSIVO DA PELE

O brilho excessivo do rosto pode incomodar muito em nosso dia-a-dia, não apenas na saúde da pele, mas também na autoestima. Além do brilho, cravos, espinhas e poros dilatados são características das peles oleosas que podem, sim, ser tratadas e controladas. Por isso, a Ada Tina trouxe para você 5 dicas de como controlar o brilho excessivo da pele!

O que é o brilho excessivo na pele?

O excesso de brilho no rosto é resultado de uma pele oleosa ou com tendência a oleosidade, com uma alta produção de sebo. Esse aspecto pode se agravar no verão, pois a radiação solar UV inflama e aumenta a glândula sebácea, resultando em uma pele com mais oleosidade, deixando a pele da face com a superfície excessivamente brilhante, podendo até gerar a temida acne.

Quais são as características da pele oleosa?

A pele oleosa ocorre com mais frequência na adolescência, mas pode durar ou começar durante a idade adulta. A pele possui estruturas chamadas glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de uma secreção gordurosa, o famoso “sebo”. Em peles com excesso de oleosidade, esta produção é muito mais intensa, gerando um brilho excessivo e frequentemente cravos e espinhas.

5 Dicas para controlar o brilho excessivo

1. Lave o rosto

A etapa da limpeza do rosto é o primeiro passo na rotina skincare, sendo de fundamental importância. Fazer a limpeza facial diária ajuda no controle de brilho e oleosidade, preparando a pele para outros produtos que também vão auxiliar na sua rotina diária de cuidados com a pele. Entretanto, um fator a ser observado é a frequência que a pele pode ser lavada, pois o excesso de lavagem pode gerar um efeito rebote, ou seja, como forme defesa, a pele aumenta a produção de sebo.

2. Evite a exposição prolongada ao sol

A exposição exagerada ao sol pode agravar, e muito, o brilho e a oleosidade da pele do rosto. Quando exposta ao sol, as glândulas sebáceas produzem mais sebo na tentativa de hidratar a pele. Essa superprodução aumenta a oleosidade, e consequentemente, o brilho excessivo, podendo gerar também acne.

3. Use protetores solares para peles oleosas

Pelo fato das glândulas sebáceas ficarem mais ativas quando expostas ao sol intenso, a proteção solar é de grande importância no controle de oleosidade da pele, fazendo com que o protetor solar seja seu aliado. Porém, a maioria dos protetores solares são oleosos e, ao invés de ajudarem no controle do brilho excessivo, acabam piorando. Por isso, o ideal é o uso de protetores solares para pele oleosa, que possuem toque seco, desenvolvidos especificamente para este tipo de pele.

4. Utilize dermocosméticos para peles oleosas

Além dos já conhecidos protetores solares, existe uma ampla gama de produtos para a pele feitos especialmente para as peles com oleosidade. Existem desde séruns antioleosidade até géis de limpeza, que vão hidratar, matificar e eliminar o brilho da pele do rosto, tudo isso com toque seco e não oleoso.

5. Alimentação

Uma alimentação baseada em açúcares, gorduras, frituras e alimentos industrializados aumenta a oleosidade da pele, deixando-a suscetível ao brilho em excesso. A dica é investir em alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como frutas, legumes, verduras e grãos, além de sempre beber bastante água. Todos estes alimentos contribuem para o equilíbrio e bom funcionamento do seu organismo, o que se reflete na qualidade da pele.

Produtos e tratamento

Investir em um bom protetor solar para peles oleosas é a melhor forma de tratamento para evitar e controlar o brilho da pele. O Normalize Solar Matte Intense FPS 80 é um protetor solar matificante intensivo que controla a oleosidade e o brilho da pele o dia todo com textura extrasseca, controlando em 100% a oleosidade, o brilho excessivo, a umidade da pele, retraindo em 90% os poros dilatados.

Normalize Matte Intense Fps 80

Além disso, ele possui 12 horas de proteção solar sem a necessidade de reaplicações constantes, protegendo muito mais a pele dos malefícios dos raios solares. Outro fator indispensável do Normalize Solar Matte Intense é sua resistência à água, podendo ser usado na praia ou em piscinas, sem se preocupar com a reaplicação do protetor.

+ Confira tudo sobre o tratamento de peles oleosas e acneicas clicando aqui!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *