CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO

A estação mais quente do ano chegou, e com ela aquele que pode ser o seu pior inimigo: o sol. Mas é possível lidar com ele e manter uma pele hidratada, saudável e livre de manchas. Quer saber como? Confira aqui as principais dicas de cuidados com a pele no verão.

Aproveitar o verão ou se proteger do sol?

Nessa estação do ano, todos os cuidados devem ser redobrados. Conversamos com o farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo, e ele alerta: “Nesse período, as temperaturas são mais altas e temos uma insolação maior, pois há um aumento do IUV (índice ultravioleta), ou seja, a quantidade de raios solares que chega na superfície é maior”

Os dias são mais abafados, sendo preciso tomar os devidos cuidados para evitar, além das manchas de pele, problemas como tontura e dores de cabeça, provenientes da desidratação. Nos dias mais quentes, a hidratação é muito importante, o ideal é ingerir preferencialmente alimentos leves e ricos em água, além de beber maior quantidade de líquidos, entre 2 a 4 litros de água por dia.

No dia a dia, vestir roupas bem confortáveis, de preferência tecidos leves e de cores claras, e usar protetor solar diariamente, lembrando que o FPS deve ser maior que o utilizado nas demais estações do ano.

O especialista lembra que o mais importante é proteger a pele do sol: “Os raios UVA provenientes do sol danificam o DNA e são o maior causador do câncer de pele, esses e a radiação UVB, luz visível e luz azul podem ser extremamente prejudiciais, pois levam a produção de radicais livres, que além de causar doenças como melasma e rosácea, pioram o aspecto de rugas e manchas na pele, além de destruir o colágeno”.

Ele completa: “O corpo precisa da vitamina D, porém ao contrário do que dizem alguns mitos, o correto é expor uma boa área do corpo como tronco, braços e pernas no sol do meio-dia (sempre utilizando o protetor solar adequado), pois esse é o horário com mais raios UVB, que sintetizam a vitamina D, e poucos raios UVA (os prejudiciais)”.

Cuidados com a pele do rosto no verão

Não podemos esquecer da hidratação da pele, pois nesse período ela perde muita água devido às altas temperaturas. Uma dica importante é investir em esfoliações periódicas durante o ano todo, pois elas removem as células mortas e deixam a pele mais lisa, facilitando a absorção dos hidratantes. Ao contrário do que muitos imaginam, todos os tipos de pele precisam de hidratação, desde as peles ressecadas até as mais oleosas, por isso o ideal é se atentar para o hidratante correto em cada caso.

Como evitar doenças de pele?

Você deve estar se perguntando, é possível se expor ao sol e mesmo assim evitar manchas e outras doenças de pele? Sim, é possível. O Dr. Maurizio Pupo indica que o ideal é evitar o sol entre 10 e 16 horas, pois são os horários em que o índice de raios UVA são maiores. E o mais importante, utilizar protetores que contenham 12 horas de proteção solar, assim evita-se a necessidade de reaplicação. Lembrando que estar em casa não protege do sol, pois as radiações atravessam o vidro e entram pelas janelas, ou seja, utilize sempre o protetor solar para o rosto, mesmo em ambientes fechados.

ADA TINA tem um protetor solar para cada tipo de pele e necessidade, eles são os únicos com 12 horas de proteção solar, não sendo necessária a reaplicação caso o usuário não entre na água, ou seja, muito mais praticidade e proteção no seu dia-a-dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *