CorpoEnvelhecimento da PeleRugas

COMO TRATAR AS RUGAS NO PESCOÇO E COLO?

Rate this post

A pele do pescoço e colo é uma das mais sensíveis do nosso corpo, pois além de estar altamente exposta aos raios solares, ela é constantemente movimentada e esticada o tempo todo, se tornando suscetível ao processo de envelhecimento cutâneo e, consequentemente, de rugas e linhas de expressão.

Como surgem as rugas no pescoço e colo?

As rugas são causadas pelo processo natural de envelhecimento da pele, provocando a perda das proteínas que tornam a pele firme e elástica, são elas o colágeno e a elastina. Com o envelhecimento cutâneo, também temos a perda de ácido hialurônico, responsável pela hidratação da pele e que, com a redução desse ácido, a pele fica ressecada, auxiliando no processo de formação de rugas.

A área do pescoço e do colo merece uma atenção especial, pois é uma área sensível e suscetível de diversos tipos de rugas por conta da grande movimentação da pele e da grande exposição solar. Os raios solares também podem contribuir para o surgimento das rugas, afinal, não é apenas devido à perda das proteínas e dos ácidos que dão firmeza e hidratação à pele que essas marcas podem surgir, pois existem diversos outros fatores que colaboram para a aparição das temíveis rugas.

Quais os tipos de rugas do pescoço e colo?

Rugas Tech Neck – Também conhecidas como “Colar de Vênus”, esse tipo de ruga tem como característica linhas ao redor do pescoço, como se fosse um colar, que surge devido à postura com o pescoço reclinado para frente. Esse nome “tech neck” se deve ao uso de celulares e tecnologias móveis, pois ao usar essas tecnologias, olhamos para baixo e, por consequência, a pele do pescoço adquire essas marcas de dobra devido ao estresse mecânico.

Rugas Sleep Line no colo – As sleep lines comuns são geralmente formadas pela pressão da pele contra o travesseiro. Já a sleep line do colo se dá pelo peso de um seio sobre o outro ao dormir lateralmente, acarretando em vincos que, com o passar dos anos, podem se tornar rugas permanentes. O mesmo pode ser encontrado ao deitar de bruços, quando os seios são pressionados contra o colchão.

Rugas de envelhecimento – A região do pescoço e colo, além das manchas, também sofre com o surgimento de rugas, pois sofre ações diversas como o risco da alta exposição ao sol sem proteção adequada, atritos com acessórios, roupa ou até buchas e toalhas. Tudo isso contribui para a formação de rugas de envelhecimento e flacidez.

Manchas que podem aparecer no pescoço e colo

Manchas Solares – A formação de manchas solares é gerada pela alta exposição solar sem os devidos cuidados ao longo dos anos. A radiação solar provoca uma hiperpigmentação nos melanócitos (células produtoras de melanina), gerando manchas escuras na região do pescoço e colo. Por esse motivo, o uso de protetores solares é de fundamental importância para sua rotina de cuidados com a pele, evitando e até clareando esse tipo de mancha.

Poiquilodermia de Civatte – Essa condição tem como característica manchas avermelhadas e escuras, principalmente na região do colo, e por consequência, de uma atrofia cutânea, surgimento de vasos sanguíneos e a hiperpigmentação de melanina. Sua manifestação se dá, além da alta exposição solar citada anteriormente, pela predisposição genética e também pelo processo de envelhecimento precoce da pele.

Tratamento antienvelhecimento

Muitas pessoas acreditam que as rugas podem apenas ser tratadas com cirurgia e procedimentos estéticos. Entretanto, juntamente com dermocosméticos que rejuvenescem a pele, eles também podem ser tratados como parte de sua rotina de cuidados com a pele. Confira algumas dicas de como prevenir essas rugas na região do colo e pescoço:

Utilize séruns anti-idade: Os séruns com ação anti-envelhecimento não só aumentam a firmeza e elasticidade da pele, como também clareiam as manchas que surgem no colo e pescoço, diminuindo a papada e remodelando o contorno do pescoço.

Use protetores solares com 12 horas de proteção: muitos protetores solares não apenas protegem você do sol, como também combatem o envelhecimento da pele. No entanto, a necessidade de reaplicar constantemente o protetor solar pode ser um incômodo, pois nem sempre o temos prontamente disponível, deixando-nos vulneráveis ​​aos danos do sol até a próxima reaplicação. Portanto, use sempre um protetor solar com proteção UVA, UVB e infravermelha de 12 horas, como os protetores solares da ADA TINA.

Use séruns e mousses de vitamina C: produtos antienvelhecimento, como séruns e mousses de vitamina C, podem aumentar a produção de colágeno, combater rugas faciais e outros sinais relacionados à idade.

Mantenha a pele hidratada: A hidratação da pele é essencial para um rosto livre de rugas e linhas de expressão, pois promovem a hidratação e equilibram a oleosidade da pele.

Evite o consumo exagerado de açúcar: o consumo excessivo de carboidratos e açúcares pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, fazendo com que as rugas e a flacidez apareçam mais rapidamente.

Parar de fumar: A pele é um dos órgãos que mais se deteriora pelo fumo. Esse hábito leva a um aumento na quantidade de radicais livres na pele, o que acaba acarretando em uma diminuição na síntese de colágeno. Um aumento desses radicais livres (moléculas instáveis ​​que podem prejudicar a saúde do corpo) também é resultado do tabagismo.

Melhor produto para o tratamento de rugas no pescoço e colo

O uso de dermocosméticos com ação anti-idade é fundamental para o tratamento de rugas, principalmente de rugas no pescoço e no colo.

Firmage Collo

O sérum Firmage Collo da Ada Tina é um sérum clareador e rejuvenescedor, desenvolvido especialmente para tratar o pescoço e colo, com ampla ação antienvelhecimento, pois é formulado com peptídeos pró-juventude e ácido hialurônico que, além de clarear manchas na pele do pescoço e do colo, também diminui a papada e as rugas nessa área, promovendo a hidratação e deixando sua pele mais firme, lisa e com menos imperfeições.

Aproveite para adquirir o kit de tratamento anti-idade clareador para colo e pescoço da Ada Tina, que além do sérum Firmage Collo, possui também o protetor solar antioxidante Biosole Oxy FPS 50, que combate 15 tipos de manchas com 12 horas de alta proteção solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *