O melasma é uma condição comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Essas manchas escuras aparecem na pele do rosto e podem ser difíceis de tratar. Neste post, vamos discutir as opções de tratamento disponíveis para ajudar a reduzir as manchas escuras e melasma. Se você tem melasma ou está preocupado com a possibilidade de desenvolvê-lo, continue lendo para aprender mais sobre esse problema de pele!
O que é o melasma e como ele se forma?
O melasma é uma condição de pele caracterizada pela formação de manchas escuras no rosto, resultado da super produção de melanina, surgindo por conta da exposição excessiva às altas radiações ultravioletas sem a devida proteção da pele ao longo dos anos. Entretanto, também estão ligadas à atividade hormonal, como por exemplo na gravidez, quando ocorre uma intensa alteração nos hormônios. O melasma de gravidez é conhecido como cloasma.
Graus do melasma
É importante entender os diferentes graus de melasma, definidos farmacêutico e especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo. Com essa classificação, podemos determinar os passos certos a serem tomados no tratamento, aumentando as chances de clarear e prevenir as manchas, pois quanto mais cedo for determinada a extensão do melasma e iniciados os cuidados, mais eficaz será o tratamento.
Melasma Grau 1
É o melasma mais recente, com menos de 1 ano, apresentando manchas ainda claras e menos profundas, que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.
Melasma Grau 2
É grau de melasma com mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficial e médias da pele.
Melasma Grau 3
É o melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.
Melasma Grau 4
É o tipo mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave, pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.
Como se prevenir do melasma?
A melhor forma de prevenir o aparecimento do melasma é usando protetor solar diariamente, afinal, como essa mancha surge devido à radiação ultravioleta emitida pelo sol na pele, o filtro solar bloqueia essas radiações, evitando o surgimento do melasma na pele. Além disso, existem protetores solares clareadores que possuem ingredientes antioxidantes, como a vitamina C e o DIFENDIOX®, que atuam no clareamento intensivo das manchas, que associados à outros produtos clareadores, são capazes de clarear até mesmo as manchas mais profundas, como o melasma grau 4.
Melhores tratamentos para o melasma
Com os produtos certos, é possível sim clarear as manchas de melasma, sem mesmo ter que apelar para procedimentos mais agressivos. Confira agora os melhores dermocosméticos clareadores de manchas escuras na pele:
Biosole Oxy FPS 50
Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de Proteção Solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de Proteção Anti-Melasma.
Clarivis TX
Clarivis TX é um Sérum Ultra Clareador com Tripla Ação Clareadora formulado com Ácido Tranexâmico, Niacinamida e Alfa-Arbutin indicado para clarear manchas escuras da pele inclusive Melasma Grau 2 e Grau 3, além de manchas de acne e manchas de sol.
Clarivis High Potency
Clarivis High Potency é um sérum com alta potência clareadora e iluminadora, formulado com Tripla Combinação exclusiva de ácidos clareadores concentrados em 14,82%, que clareiam intensamente as manchas escuras, incluindo o melasma grau 3 e grau 4.