Protetor Solar

COMO ESCOLHER O PROTETOR SOLAR: SAIBA O IDEAL PARA O SEU TIPO DE PELE 

O número de categorias de protetores solares no mercado pode assustar as pessoas que demonstram interesse pela saúde da pele. Afinal, como escolher o protetor solar ideal para nosso tipo de pele? Sabendo dessas dúvidas, a Ada Tina desenvolveu um blog post com todas as informações e dicas necessárias para você descobrir o protetor solar perfeito para a sua pele. Confira!

O que o protetor solar precisa ter?

Existem algumas informações e características que um protetor solar precisa dispor para os usuários, para facilitar a identificação dos produtos. Tais como:

FPS

A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar, que indica a porcentagem de raios ultravioleta B (UVB) que um produto absorve. Quanto maior o número do FPS, melhor será a capacidade desse produto de proteger sua pele dos raios UVB, que podem causar queimaduras e danificar o DNA cutâneo.

FP-UVA/PPD

Há também o FP-UVA, o Fator de Proteção contra os raios UVA, anteriormente conhecido como PPD. Ele representa a porcentagem de raios UVA absorvidos pelo filtro solar. Um protetor solar com FPS 30 deve ter um FP-UVA de pelo menos 10, o que significa que deve ser, obrigatoriamente, no mínimo 1/3 do FPS. Sem a proteção adequada de FP-UVA, sua pele fica exposta a radicais livres, danos ao DNA e até câncer de pele.

Proteção contra radiação UVA e UVB

Evitar os malefícios causados pela radiação solar é a principal função de um protetor solar. Os raios UVA e UVB fazem parte dessa radiação, também chamada de radiação ultravioleta, que faz parte do espectro eletromagnético emitido pelo sol. Independentemente do clima, os raios UVA são os mais prejudiciais à pele humana, representando 95% da radiação do sol que atinge a superfície da Terra. Eles penetram profundamente em nossa pele, atingem a derme e causam danos ao DNA da pele, como envelhecimento precoce, manchas na pele e doenças como câncer de pele.

Já os raios UVB são menos nocivos que os raios UVA porque atingem nossa pele de forma mais superficial, penetrando apenas na epiderme. Os raios UVB representam 5% da radiação solar que atinge a superfície da Terra, causam vermelhidão na pele e as famosas queimaduras solares. Existe também outro tipo de radiação ultravioleta, os chamados raios UVC. Esta radiação é 100% absorvida pela camada de ozônio, não atinge a pele e não coloca em risco a saúde cutânea.

Como escolher protetor solar para cada tipo de pele?

O primeiro passo para decidir qual protetor solar usar é saber identificar o seu tipo de pele, pois cada protetor executará funções específicas para cada característica de pele, como matificar as oleosas e hidratar as secas, por exemplo. Confira abaixo o protetor para cada tipo:

 Pele Oleosa

A pele oleosa apresenta excesso de brilho e oleosidade, contendo poros abertos e podendo surgir a formação de lesões de acne. Os protetores solares recomendados para este tipo de pele possuem ações matificantes e antioleosidade com toque extrasseco, reduzindo o sebo e o brilho intenso.

Pele Seca

As características das peles secas são uma textura áspera, um rosto mais sensível e avermelhado, e um grande volume de ressecamento, podendo haver descamação. O protetor solar hidratante e não oleoso é ideal para este tipo de pele, pois contém toque suave e textura não oleosa, hidratando e revitalizando a pele.

Pele Mista

A pele mista se caracteriza por ser uma pele oleosa, ao mesmo tempo em que apresenta aspectos de pele normal. Sua maior característica é o excesso de oleosidade na zona T do rosto, que corresponde a testa, o nariz e o queixo, com dilatação dos poros e formação de acne nessa área, e também a normalidade ou ressecamento nas demais partes do rosto. Os protetores solares voltados para pele mista possuem efeito matificante, que controla o brilho e a oleosidade excessiva nessas zonas da pele o dia todo.

Afinal, como fazer uma boa escolha do protetor?

Após identificar seu tipo de pele e saber qual categoria de protetor usar, chegamos a última pergunta: mas afinal, como fazer uma boa escolha de protetor solar? Tenha sempre em mente que a saúde vem em primeiro lugar, por isso, escolha produtos que não possuam substâncias tóxicas para a pele, como os parabenos, avobenzonas e entre outros ativos que trazem malefícios para a saúde cutânea, e são amplamente encontrados em protetores solares. Os produtos da Ada Tina não possuem substâncias tóxicas, podendo ser usados por todas as pessoas, inclusive gestantes. Além disso, a Ada Tina é Cruelty Free, ou seja, não utiliza testes em animais, respeitando todo tipo de vida.

Protetor Solar Clareador Biosole Oxy FPS 50

Outra boa dica é decidir por produtos que contenham 12 horas de proteção solar, pois não necessitam de reaplicações constantes ao longo do dia, ajudando não só em sua rotina de cuidados com a pele, mas também na economia na hora de investir em protetores solares. A Ada Tina possui a exclusiva tecnologia Solent, que assegura uma proteção da pele muito mais eficaz contra as radiações UVA e UVB, em virtude de uma combinação sinérgica de filtros solares intensamente fotoestáveis, que garantem proteção solar contínua de 12 horas.

Entenda seu tipo de pele

Como dito anteriormente, a identificação de nosso tipo de pele é fundamental para a escolha do protetor solar certo, pois suas características ajudarão a proteger ainda mais sua pele, não só dos raios solares, mas de outras adversidades inerentes dos tipos cutâneos, como oleosidade excessiva ou ressecamento. Com isso, sua pele poderá se adaptar melhor às adversidades do dia-a-dia, ao mesmo tempo em que fica protegida da radiação solar.

Observe o FPS

O FPS, como já foi citado, também possui uma grande importância na hora de decidirmos qual protetor comprar, afinal é o FPS que define a capacidade de proteção solar de um produto. A imagem a seguir esclarece quais fatores de proteção solar são ideais para cada fototipo cutâneo:

Tabela fototipos cutâneos

Escolha a textura certa

A escolha das texturas é muito importante para os cuidados com a pele, pois ela define muitos dos efeitos e do conforto do produto na cútis. A identificação do seu tipo de pele também faz parte da escolha pela textura do protetor, pois elas podem ter diferentes efeitos na pele, como os protetores com toque matificante e extra seco, indicado para todos os tipos de pele, especialmente as peles mais oleosas e acneicas. Já os produtos com toque hidratante e extra leve são sugeridos para peles secas e mais sensíveis, fazendo uma hidratação não oleosa e de fácil aplicação.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *