ADA TINASkincare

Como diminuir olheiras?

Rate this post

Como diminuir olheiras?

Você sabe como diminuir as olheiras? E o que causa elas? 

Entre as causas das olheiras podem estar o acúmulo de melanina e até mesmo a estrutura do rosto, vamos entender melhor no texto a seguir.

Confira!

Primeiramente, vamos entender o que são olheiras!

As olheiras são caracterizadas pela região ao redor dos olhos apresentarem demarcação e escurecimento.

Essas características geralmente aparecem nas pálpebras inferiores, mas, podem aparecer também nas superiores.

Assim como outras manchas da pele do rosto, as olheiras podem ser resultado de uma hiperpigmentação da pele.

Amarronzadas, avermelhadas ou azuladas, as olheiras podem até serem consequências do cansaço, da falta de sono, e até mesmo do estresse e a famosa TPM, porém a grande verdade é que esses fatores apenas agravam essa condição que já existe.

As olheiras se formam independente da fase de vida, em mulheres, homens e crianças que também não ficam de fora, elas podem sim apresentar olheiras ainda muito jovens. Independente do tom de pele você pode apresentar olheiras. Porém elas acabam sendo mais frequentes em peles de fototipos mais altos, devido ao acúmulo de melanina na pele e principalmente na região dos olhos.

A genética pode ser a maior causa dessa condição na maioria dos casos, se você apresenta essa pré-disposição fique atenta aos fatores citados acima, eles podem agravar as olheiras. Por isso é preciso avaliar e investigar qual o tipo de olheira que vai se encaixar à condição que você apresenta. Assim, o tratamento ideal será indicado e bye bye olheiras!

Quais os tipos de olheiras?

As olheiras se dividem em quatro tipos, mas quais são?

Olheira estrutural: esse tipo de olheira surge por conta da anatomia óssea do rosto. Pessoas que têm os olhos “fundos” ficam com uma sombra na região periocular, que automaticamente escurece a área dos olhos.

  • Olheira mista: muito comum ocorre quando há uma soma de um ou mais tipos de olheiras, como o próprio nome sugere. Os subtipos são conhecidos como vasculares pigmentados, estruturais pigmentados, estruturais vasculares, além da possibilidade de ser uma junção dos três.
  • Olheira vascular: essa é a famosa “olheira do cansaço”, resultado da vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos, que também podem causar inchaço. Geralmente possuem tons azulados, avermelhados ou arroxeados devido à coloração do pigmento sanguíneo.
  • Olheira pigmentar: causada pelo excesso de produção de melanina na pele (hiperpigmentação), geralmente apresenta uma cor mais amarronzada. A causa dessa hiperpigmentação costuma se associar a peles morenas e negras, principalmente, de algumas etnias específicas, como árabes, turcos ou indianos. Porém, esse excesso de pigmentação também pode ser residual, ligado a algum processo inflamatório, como rinite por exemplo.

O que agrava as olheiras?

Como vimos, as olheiras podem ter fundamento genético ou não dependendo do seu tipo, mas, o que pode agravá-las? Vamos conferir a seguir!

Exposição solar

A exposição da nossa pele ao Sol também dilata nossos vasos sanguíneos, agravando as olheiras. Além disso, as olheiras pigmentares (por acúmulo de melanina na região) também ficam mais visíveis quando expostas ao Sol sem proteção solar, já que o excesso de Sol na pele diminui sua espessura naquela área e aumenta a concentração de melanina ali.

Cansaço, insônia e choro

O cansaço, a insônia e o choro podem agravar as “olheiras do cansaço” (vasculares).

O cansaço interfere porque quando nosso corpo fica cansado acaba liberando substâncias químicas que dilatam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo sanguíneo, ocorrendo uma vasodilatação que fica mais visível na área em torno dos olhos. O choro e a insônia tem o mesmo efeito!

Não remover a maquiagem antes de dormir

É importante deixar claro que a maquiagem não dá olheira, porém não removê-la antes de dormir, sim! A olheira derivada da maquiagem que não foi removida é uma questão temporária, mas se você não limpar o rosto antes de dormir, a pele não consegue receber oxigênio necessário ficando desidratada, e assim, fazendo com que o escurecimento indesejado surja.

Fatores externos

Fatores externos como tabagismo, estresse, excesso no consumo de bebidas alcoólicas e tensão pré-menstrual acabam mexendo com a circulação sanguínea, assim favorecendo o aparecimento das olheiras.

Uma boa dica extra, muito simples e eficaz é: evite coçar os olhos! Sim, não coce seus olhos, pois, quem tem predisposição genética ao acúmulo de melanina pode piorar a situação esfregando essa região, pois a fricção vai favorecer esse acúmulo.

O envelhecimento também é um agravante. Com a diminuição natural que ocorre na produção do colágeno, a pele acaba ficando mais flácida, podendo então formar aquelas bolsas nos olhos (olheiras inchadas).

Mas, como diminuir e tratar as olheiras?

Alguns ativos conseguem clarear e cuidar da região dos olhos, colaborando para a suavização e prevenção das olheiras.

87% Menos olheiras e bolsas nos olhos

Firmage Eyes é um sérum clareador e rejuvenescedor para bolsas e olheiras, especialmente desenvolvido para cuidados específicos da área dos olhos. Tratam e clareiam as olheiras escuras e profundas, bolsas abaixo dos olhos e os famosos “pés de galinha”.

Sua formulação é altamente concentrada e rica em ingredientes inovadores. É capaz de rejuvenescer a pele a partir do sétimo dia de uso, devido a sua potente ação anti envelhecimento. Inclusive, pode melhorar a aparência áspera e a textura da pele com possíveis resultados logo no primeiro dia de uso.

Firmage Eyes também aumenta a firmeza e elasticidade, clareando e uniformizando o tom da pele e realçando a beleza adormecida, deixando-a com aparência até 10 anos mais jovem.

sérum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *