Celulite fibrosa
Já vimos por aqui como classificar os graus da celulite, mas você sabe o que é a celulite fibrosa?
Confira no texto abaixo tudo sobre esse assunto!
Celulite é uma doença?
Não! A celulite não é considerada uma doença, mas é uma grande preocupação estética.
Quase 100% das mulheres têm celulite após a puberdade independente da etnia, porém ela é mais comum entre as mulheres de pele branca e raramente aparece em homens, mas pode ocorrer se houver algum desequilíbrio hormonal.
A celulite tende a ocorrer em áreas onde a gordura está sob a influência do hormônio feminino estrógeno, como nos quadris, coxas e glúteos. Podendo observa-la também na parte inferior do abdome e nos braços.
A obesidade não é condição necessária para a sua existência da celulite, mulheres magras também podem ter celulite.
E quando a celulite se torna fibrosa?
A celulite fibrosa se caracteriza por ser dolorosa. Instalada ao longo de muito tempo, e provocada pela produção excessiva de fibras de colagénio rígidas no tecido adiposo. As fibras “aprisionam” os adipócitos que endurecem a pele, provocando sensações de dor ao apertar.
A celulite fibrosa também apresenta nódulos irregulares e duros na pele, geralmente nas coxas e bumbum. Esses nódulos são causados por bandas fibrosas de tecido conjuntivo que se desenvolvem e puxam a pele para baixo, criando a aparência de furos ou irregularidades na pele.
Ela está relacionada a alterações na estrutura do tecido conjuntivo e ao acúmulo de gordura. As bandas fibrosas se formam, limitando a circulação sanguínea e causando a aparência característica da celulite fibrosa.
O tratamento da celulite fibrosa geralmente envolve o rompimento dessas bandas fibrosas através de técnicas como a liberação miofascial, massagem com rolos ou dispositivos de sucção, radiofrequência e até mesmo laser. Além disso, bons hábitos como exercícios físicos, alimentação equilibrada e hidratação podem ajudar a melhorar.
Não se engane, celulite não é a mesma coisa que gordura localizada
A gordura subcutânea (gordura localizada) não é a mesma coisa que a celulite.
A celulite é definida por mudanças estruturais na pele e tecido adiposo que formam um aspecto de casca de laranja. Já a gordura subcutânea localizada é um indicador da massa gordurosa periférica, que pode ser avaliada pela circunferência e medidas da dobra da pele, e sim, pode estar associada à celulite.
Um dos parâmetros avaliados na pele com celulite é a presença de adiposidade, mas este não é um fator isolado que causa a celulite. A obesidade e o excesso de gordura localizada não são fatores determinantes para o surgimento da celulite, uma vez que mulheres consideradas magras também podem apresentar celulite.
Celulite é uma inflamação?
A celulite pode causar uma inflamação, mas ela não é uma.
Essas inflamações localizadas em algumas situações, como no caso de infecções secundárias ou complicações, mas a celulite em si não configura algum tipo de inflamação.
A celulite é uma condição benigna que tem tratamento e não está associada a problemas de saúde graves, mas pode ser uma preocupação estética, circulatória e até mesmo gerar algum desconforto ou dor como vimos acima no caso da celulite fibrosa.
Existem alguns tipos de celulite como o facial e ocular que associados à inflamação, porém não muito comuns, além de consideradas doenças que precisam de cuidados médicos específicos e urgentes em alguns casos.
E como prevenir a celulite?
A melhor forma de prevenir a celulite é investir em bons hábitos diários, como:
- beber uma grande quantidade de água diariamente vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea;
- diminuir a ingestão de sódio, que pode causar retenção de líquidos;
- diminuir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, ultraprocessados e açucarados;
- inserir frutas, legumes, folhas e cereais integrais na alimentação diária;
- parar de fumar;
- diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas;
- praticar alguma atividade física. Os exercícios físicos vão melhorar a circulação sanguínea, além de reduzir a gordura corporal e diminuir as medidas, o que pode amenizar a celulite.
Outra ótima opção são também os tratamentos estéticos, que podem ajudar na potencialização da perda de gordura e no restabelecimento da saúde e tonificação da pele.
Você pode optar por tratamentos como drenagem linfática, massagens modeladoras, tratamentos à laser e tratamentos com cremes anticelulite.
Mas, aplicar cremes anticelulite funciona? Sim, se você tiver disciplina, escolher um bom produto e associá-lo a bons hábitos eles irão funcionar sim. Isso porque os cremes anticelulites aumentam a firmeza da pele melhorando a drenagem superficial de líquidos.
Qual o melhor creme anticelulite?
Um potente creme concentrado com textura gel, eficaz até na celulite resistente das áreas mais críticas, reduzindo medidas, melhorando a firmeza, combatendo a flacidez da pele, ativando a circulação e diminuindo o inchaço.
CLAFFEISE ANTI-CELLULITE é tão eficaz contra a celulite resistente e flacidez que não precisa de massagem para agir, além de possuir toque refrescante e não pegajoso.
92% Menos aspecto casca de laranja
Claffeise Anti-Celulite diminui 92% o aspecto casca de laranja, proporcionando uma pele mais lisa e macia, uniformizando a textura corporal, redefinindo o contorno e agindo até mesmo na gordura localizada, graças a Tecnologia exclusiva Caffeine Concentrated que penetra profundamente na pele agindo nas áreas mais críticas e difíceis de tratar.
Tecnologia Caffeine Concentrated
A tecnologia Caffeine Concentrated atua diretamente no tratamento da celulite, gordura localizada e flacidez da pele, pois possui a exclusiva cafeína ativa ultra concentrada e ultra solúvel que penetra muito mais profundamente na pele atuando até na celulite mais profunda e resistente.