ÁCIDO KÓJICO OU HIDROQUINONA NO TRATAMENTO DO MELASMA
O Ácido Kójico é uma substância natural obtida da fermentação de determinados alimentos como o arroz e a soja e há alguns anos vem sendo utilizado em produtos dermocosméticos com a finalidade de clarear manchas e tratar o melasma sendo muito seguro para a pele, especialmente quando se compara à hidroquinona, esta última banida de produtos cosméticos na maior parte do mundo devido aos efeitos adversos já bem documentados.
MELASMA TEM CURA?
O melasma continua sendo um problema de pele que requer grande atenção. Apesar de sua causa ser muitas vezes genética existem fatores que podem agravar o melasma como radiação solar, incluindo luz azul e luz visível, uso de anticoncepcionais, gravidez e, segundo estudos mais recentes, também a poluição atmosférica pode agravar o melasma pela ação oxidativa dos PM – hidrocarbonetos de arila – que em contato com a pele causam disrupção do sistema antioxidante natural levando ao stress oxidativo e aumento da produção de melanina.
ÁCIDO KÓJICO OU HIDROQUINONA?
Apesar de a hidroquinona ser efetiva e ser utilizada há anos no tratamento do melasma, o ácido kójico tem se mostrado um ingrediente mais seguro e mais estável, e também altamente eficiente, principalmente quando combinado com alfa hidroxiácidos como o ácido glicólico, sendo capaz de inibir a tirosinase, quelando o cobre no interior da molécula desta enzima, e também reduzindo o conteúdo de ferro, ação esta responsável por seu efeito anti-envelhecimento e anti-inflamatório.
ESTUDO COMPROVA A SUPERIORIDADE DA COMBINAÇÃO ÁCIDO KÓJICO E ÁCIDO GLICÓLICO
Um estudo publicado no Journal of Dermatologic Surgery avaliou a eficácia da combinação de ácido kójico e ácido glicólico versus a combinação de hidroquinona e ácido glicólico. Trinta e nove pacientes foram tratados de um lado da face com a combinação ácido kójico e ácido glicólico e no outro lado da face com a combinação hidroquinona e ácido glicólico. Os resultados foram documentados por investigação clínica e utilizando-se Lampada de Wood combinado com fotografia de luz ultravioleta. Após o período do estudo foi constatado que 51% dos voluntários responderam igualmente aos dois tratamentos. Porém enquanto 28% dos voluntários tiveram uma redução do melasma mais evidente no lado da face tratado com a combinação ácido kójico e ácido glicólico, apenas 21% tiveram melhores resultados com a combinação hidroquinona e ácido glicólico.
GLICOLYC K: Sérum Clareador e Antissinais com Ácido Kójico e Ácido Glicólico
Glycolic K é um sérum clareador concentrado com alta concentração de Ácido Kójico a 6% e Ácido Glicólico a 8% indicado para o tratamento do melasma e manchas escuras da pele do rosto formulado com ácido kójico puríssimo e agentes permeantes para uma melhor penetração na pele e estabilidade do ácido kójico. Modo de uso e passo a passo do tratamento:
Tratamento do Melasma Passo 1: Aplicar Glycolic K Sérum Clareador– sempre 5 gotas aplicadas em toda a face – pela manhã e a noite, sobre a pele limpa e seca e esperar 1 a 2 minutos para secar;
Tratamento do Melasma Passo 2: Aplicar Protetor Solar com Vitamina C e Niacinamida Biosole Oxy FPS 50 sobre toda a face, também pela manhã e a noite, após a aplicação de Glycolic K.