ADA TINACabelo

Alopecia areata

Rate this post

Alopecia areata, quais as características?

De modo geral a queda de cabelo pode se manifestar em qualquer pessoa. Mas, é uma condição mais comum entre os homens.

Ainda existem muitos tabus que cercam esse assunto. Por isso, vamos entender melhor neste texto algumas informações importantes que podem melhorar o bem-estar de quem convive com a alopecia e entender mais sobre o tipo específico areata..

Confira!

O que causa calvície?

As causas principais da calvície são: genética através de herança familiar, hipotireoidismo, transtornos emocionais, alterações de hormônios, anemia e outras condições de saúde que podem acelerar a queda de cabelo.

Além dessas causas, existe um grande gerador para o processo da queda de cabelo, a testosterona que é convertido em DHT – di-hidrotestosterona. Esse hormônio altera os folículos pilosos, que é onde fica a raiz do fio de cabelo, isso faz com que os fios fiquem mais finos, o que pode levar à perda definitiva dos fios.

Mas, essa condição como já citamos acima não é uma condição exclusiva dos homens, a testosterona pode também levar a calvície feminina, uma vez que as mulheres também produzem esse hormônio em seu organismo.

Alguns fatores externos também podem estar relacionados aos tipos de alopecia, esses são:

  • Oleosidade em excesso no couro cabeludo 
  • Dermatite ou caspa;
  • Uso de cosméticos inadequados ou procedimentos químicos;
  • Falta de vitaminas no organismo;
  • Alimentação desequilibrada com ausência de sais minerais, vitaminas e proteínas prejudicam a estrutura do cabelo;
  • Má qualidade do sono.

Essas condições externas contribuem para a queda de cabelo, mas não são determinantes para essa condição. Por isso, é muito importante conseguir diferenciar a alopecia da queda natural dos cabelos.

É natural que se perca cerca de 100 a 150 fios por dia durante o processo de renovação capilar, e isso é absolutamente normal.

Então, quando se notar que o cabelo está caindo mais do que o considerado normal, o ideal é entender as causas procurando um profissional de saúde especialista, como o dermatologista.

Quais os principais tipos de calvície?

alopecia areata

A calvície pode se manifestar de diversas maneiras e através de diferentes modos, é preciso entender cada um para encontrar os tratamentos mais adequados para cada um.

Os tipos de calvície mais conhecidos são: alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia difusa, alopecia total e alopecia cicatricial.

Vamos entender neste texto mais sobre a alopecia areata, como ela se caracteriza e como identificá-la.

Alopecia Areata

Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo.

Esse tipo específico de calvície está associado a transtornos emocionais e provoca queda capilar em círculos pequenos e médios no couro cabeludo.

A alopecia areata também pode acontecer em outras partes do corpo como braços, pernas e barbas. Esta condição pode levar à queda total do cabelo, porém sua natureza é instável e permite que os fios voltem a crescer.

A alopecia areata não possui nenhum outro sintoma além da perda brusca de cabelos.

Não há formas de prevenir esse tipo de queda de cabelo, uma vez que suas causas são desconhecidas, mas há algumas dicas para que a pessoa se sinta melhor:

Embora essa condição não seja considerada clinicamente grave, pode afetar o estado emocional.

Tratamentos para queda de cabelo

Apesar de a alopecia não possuir cura efetiva, existem formas de tratamento.

Dependendo do diagnóstico, pode ser necessário o uso de medicamentos diretamente na raiz dos fios, em outros casos, pode-se indicar tratamentos clínicos como o microagulhamento por exemplo.

O objetivo de qualquer tratamento contra a calvície será conter o avanço da queda.

O mais importante é consultar um profissional da saúde (dermatologista) em casos de queda não natural antes de tomar qualquer ação.

Fortalecer os fios vai ajudar!

produtos anti queda

Os cabelos mais frágeis e quebradiços tendem a demorar mais para crescer, e por isso é preciso ter cuidados extras com a saúde desses fios em específico.

Mesmo que esses cuidados com a saúde dos fios não sejam para calvície, alguns dermocosméticos possuem a capacidade também de fortalecer e acelerar o crescimento dos fios de cabelos.

Um bom exemplo é o Amplexe Shampoo Antiqueda que trata a queda de cabelo, seja ela hormonal ou por estresse, promovendo o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes, resistentes e inibindo a queda sem ressecar. Eleito 4x consecutivas como o melhor Shampoo Antiqueda do Brasil.

Para resultados ainda mais surpreendentes contra a queda de cabelo nossa indicação fica também para o uso do Amplexe Loção Antiqueda, uma potente loção capilar eficaz contra as principais causas da queda de cabelo masculina e feminina, que promove o fortalecimento da raiz dos cabelos e o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *