A acne fúngica é uma infecção da pele pouco comum, mas que pode ser incômoda e de difícil tratamento. Os sintomas incluem espinhas ou lesões avermelhadas, coceira e descamação na pele afetada. Se você está sofrendo com essa doença de pele, também conhecida como foliculite ptirospórica ou foliculuite fúngica, não se preocupe, pois no texto de hoje vamos explicar o que é a acne fúngica, como identificá-la e quais são as melhores opções de tratamento disponíveis. Fique conosco para aprender mais sobre esse problema de pele e como tratá-lo de forma eficaz.
O que é a acne fúngica?
Acne fúngica é o nome erroneamente atribuido a uma doença chamada foliculite ptirospórica ou foliculuite fúngica, causada por fungos (malassezia furfur) que atinge os folículos pilossebáceos da pele. É menos comum do que a acne vulgar – acne verdadeira – causada por bactérias, mas pode ser igualmente incômoda. Os sintomas incluem espinhas ou lesões avermelhadas, coceira e descamação na pele afetada, além de poder ocasionar o surgimento de bolhas. O tratamento normalmente envolve o uso de cremes antifúngicos, géis de limpeza profunda e sabonetes antisépticos.
Qual a diferença entre a acne comum e a acne fúngica?
A acne comum é causada pela obstrução dos poros da pele devido ao excesso de produção de sebo e crescimento de bactérias. Já a acne fúngica, que embora receba o nome popular de acne, não é uma acne de verdade, pois é causada por uma infecção fúngica da pele, que pode ser desencadeada por fatores como umidade excessiva, suor, uso prolongado de medicamentos antifúngicos ou imunidade comprometida.
Enquanto os sintomas da acne comum incluem espinhas, cravos e pústulas, os sintomas da acne fúngica incluem lesões avermelhadas com descamação, coceira e por vezes, bolhas.
Portanto, é bom deixar claro que se tratam de doenças completamente diferentes.
Como posso saber se tenho acne fúngica?
Para saber se você tem acne fúngica, é importante procurar um médico dermatologista, pois este profissional poderá fazer uma avaliação clínica da pele e, se necessário, uma coleta de material da lesão para exame e confirmação do diagnóstico.
A acne fúngica também pode ser confundida com outras condições de pele, como dermatite seborreica ou eczema, por isso é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso.
Qual é o tratamento para essa doença?
O tratamento para acne fúngica inclui o uso de antifúngicos tópicos ou orais, bem como medidas de higiene da pele, utilizando sempre géis de limpeza desenvolvidos para peles oleosas, ricos em agentes antifúngicos como o ácido salicílico, que inclusive é muito utilizado para acne comum, e que atua como um esfoliante químico poderoso. Ainda para complementar o tratamento é muito importante o uso de alfa-hidroxiácidos, como ácido glicólico e o ácido mandélico, que podem ser usados todas as noites ao deitar para manter a pele menos oleosa, produzindo a esfoliação da pele e eliminando o excesso de células mortas.
Além disso, todos os dias pela manhã é recomendada a utilização de um sérum com niacinamida, uma vez os séruns são muito leves, livres de oleosidade e compatíveis com todos os tipos de pele. A niacinamida, quando usada diariamente, é capaz de trazer grande equilíbrio para a pele, melhorando a hidratação e reduzindo a oleosidade excessiva, além de clarear a maior parte das manchas existentes, como aquelas deixadas pelas lesões, tanto da acne comum, como da chamada acne fúngica.