Ácido SalicílicoÁcidosAcne e Pele OleosaADA TINAPelePele Oleosa

ÁCIDO SALICÍLICO – o que é e como age na pele?

Rate this post

O Ácido Salicílico é o ativo perfeito para peles com acne, pois age como um esfoliante reduzindo as inflamações da pele.

Saiba mais sobre esse poderoso ativo!

O que é ácido salicílico?

O ativo perfeito para pele acneica!

O ácido salicílico é um beta hidroxiácido: o beta hidroxiácido é um ácido solúvel em gordura que possui propriedades esfoliantes e seborreguladoras o que promove a renovação celular e controla o excesso de oleosidade.

Com propriedades queratolíticas e antimicrobianas: são os queratolíticos os donos da ação esfoliante, eles atuam sobre a queratina da pele, estimulando a regeneração da epiderme, já as propriedades antimicrobianas são substâncias que demonstram a capacidade de reduzir a presença dos micróbios, bactérias e fungos.

Os produtos com Ácido Salicílico são os mais indicados pelos profissionais especialistas, pois são potentes no tratamento da acne e peles oleosas.

Com origem natural derivada da salicina encontrada na casca de salgueiros, além de todas as propriedades já citadas, o ácido salicílico é anti-inflamatório. Atualmente pode ser produzido sinteticamente.

Como o Ácido Salicílico age na pele?

textura ácido salicílico

Inimigo número um da acne e da pele oleosa, por ser um beta hidroxiácido, a hidroxila da molécula é separada da parte ácida por dois átomos de carbono, e essa é a parte mais importante, pois isso o torna solúvel em óleo facilitando a penetração nos poros.

Os BHAs renovam as células da pele, pois eles funcionam nas camadas superficiais dissolvendo o desmossomo, estrutura responsável por colar uma célula na outra.

É dissolvendo o desmossomo que a pele se livra das células mortas com facilidade, e assim a pele volta a ter aquele viço natural, além de diminuir o tamanho dos poros e suavizar linhas finas.

Os beta hidroxiácidos não são os únicos com essa capacidade, porém o que os tornam específicos é que eles conseguem agir no interior do poro, colaborando mais em sua desobstrução. O que permite a esfoliação profunda das células mortas e o excesso de sebo, tudo isso por ser solúvel em óleo.

Por que o ácido salicílico é indicado para o tratamento da acne?

É justamente por causa da ação que falamos logo acima que os BHAs são tão poderosos contra a acne e pele oleosa.

O que forma uma espinha nada mais é do que sebo e células mortas associados a agentes infecciosos, e a ação dos BHAs é secativa, agindo profundamente nas espinhas e oleosidade da pele.

Além de tudo isso, ele age diretamente no controle das glândulas sebáceas, assim auxiliando no controle das glândulas sebáceas, agindo no controle da produção do sebo controlando o excesso de queratina, uma das responsáveis pelo surgimento da acne, o que diminui a proliferação das bactérias e o processo inflamatório da pele.

O ácido salicílico não funciona apenas para a pele do rosto, mas também trata a acne da pele corporal, como a foliculite.

ENTÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS ESTÃO:

  • Ajuda a penetração de outros ativos na pele;
  • Renova as células da superfície da pele;
  • Ação de esfoliação que promove a remoção das células preenchidas com melanina;
  • Ação antimicrobiana;
  • Consegue inibir a formação de cravos por sua ação anti-acneica;
  • Ação anti-fotoenvelhecimento;
  • Promovendo a descamação do epitélio folicular
  • Regula a oleosidade da pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *