São tantos ativos de sucesso que dá pra se perder não é mesmo?
Listamos um guia ABC dos ácidos que compõem os dermocosméticos, confira!
Ácidos nos dermocosméticos
Presentes em nossas necessaires são tantos ativos de sucesso que dá pra se perder não é mesmo? São tantas perguntas como:
Existe mais de um tipo de ácido utilizado para tratamento da pele? Quais são? Qual a finalidade de cada um? Posso usar produtos com ácido todos os dias?
Para evitar mal entendidos e deixar você tranquila em como e qual usar listamos um guia ABC dos ácidos que compõem os dermocosméticos.
Quais os principais ácidos nos dermocosméticos?
Os ácidos mais conhecidos aplicados na cosmetologia e usadas em produtos para tratamento da pele são:
- Ácido Ascórbico;
- Ácido Azeláico;
- Ácido Ferúlico;
- Ácido Glicólico;
- Ácido Hialurônico;
- Ácido Kójico;
- Ácido Lático;
- Ácido Málico;
- Ácido Mandélico;
- Ácido Salicílico;
- Ácido Tranexâmico.
A seguir vamos entender um pouco mais sobre cada ácido e quais suas propriedades para o tratamento da pele.
ABC dos ácidos
Ácido ascórbico
Talvez o mais querido dos últimos tempos, o conhecemos bem, pois o esse ácido nada mais é do que a famosa Vitamina C. Um potente antioxidante com propriedades renovadoras, reparadoras, rejuvenescedoras e clareadoras.
O ácido ascórbico é a forma pura da vitamina C, por ser uma estrutura que oxida facilmente e assim perde suas propriedades, não pode conter água em sua composição.
Você já conhece a vitamina C pura da Ada Tina? Pure C 40 Ultra Clareador é o primeiro mousse concentrado com 2 vezes mais Vitamina C Purissima e Ácido Hialurônico de Baixíssimo Peso Molecular, formulado para clarear intensamente a pele com máxima eficácia anti-manchas e anti-melasma, inclusive manchas resistentes decorrentes do envelhecimento precoce, deixando a pele mais clara, uniforme e iluminada, com primeiros resultados após 30 dias de uso.
Ácido azeláico
Este ácido possui suas propriedades encontradas no trigo e na cevada. Anti-bacteriano conhecido por seu tratamento contra a acne, pois, reduz a inflamação além de também ter ação clareadora de manchas.
Mas é preciso atenção para utilizar este ativo em seu tratamento, pois, segundo a ANVISA, este ingrediente não pode constar em formulações dermocosméticas industrializadas. Seu uso deve estar disponível em fórmulas manipuladas, sua concentração deve ser de 20% para tratamentos contra a acne.
Após sua aplicação é possível sentir leves sintomas de coceira, ardência e dores, e por isso o tratamento deve precisa de receita médica.
Ácido ferúlico
Potente antioxidante, este ativo é encontrado no farelo de milho e de arroz e tem seu uso indicado para o tratamento de manchas.
O ácido ferúlico fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres, agindo assim como substância estabilizadora e reparadora, além de ajudar a potencializar a proteção da pele em conjunto com o protetor solar.
Este poderoso ativo ainda é capaz de potencializar os efeitos da Vitamina C na pele. Com essa dupla de ativos você terá máxima atividade antioxidante e iluminadora para a pele.
Ácido glicólico
Encontrado em plantas açucareiras, o ácido glicólico também é conhecido como ácido hidroxiacético e é extremamente solúvel em água.
Indicado para tratamentos de cicatrizes derivadas da acne e para aparência geral da pele, pois contém propriedades de renovação celular, o que, por sua vez, vai melhorar a textura além das manchas da pele do rosto.
Aqui na Ada Tina, ele aparece na fórmula do X-Peel Glycolic Ultra Peeling, um sérum anti-idade e clareador, formulado com Tecnologia Duplo Peeling que renova, rejuvenesce intensamente e clareia manchas escuras, e assim também as do melasma, proporcionando uma pele muito mais jovem, bonita e uniforme.
Ácido hialurônico
Se você acompanha o blog da Ada Tina talvez nem seja preciso nos aprofundarmos muito nesse assunto, pois já falamos muito dele por aqui!
Brincadeira!!!
Este ativo tão querido é muito citado por aqui devido às suas maravilhosas capacidades de preencher e hidratar a pele.
O ácido hialurônico é maravilhosamente produzido pelo nosso próprio organismo naturalmente até mais ou menos os 25 anos. A partir de então, com o tempo, ocorre sua redução drasticamente, e é neste momento que entramos com a prevenção na pele jovem e o tratamento na pele adulta/madura.
Este ácido é um super-hidratante, pois possui poder regenerador celular e preenchedor da pele. Ótimo aliado no combate ao envelhecimento precoce ele é um sucesso entre os dermocosméticos!
Na linha de séruns da Ada Tina esse ativo querido e poderoso é encontrado no HYALO 90 Ultra Preenchedor, rico em micropartículas de ácido hialurônico puríssimo que penetram na pele mais de 90%, associado aos minerais azuis da malaquita pedra preciosa, com 21 minerais antioxidantes para a pele, é indicado para rejuvenescer, revitalizar e remineralizar, reduzir rugas, hidratar e proteger a pele, ideal para as peles que necessitam de preenchimento e rejuvenescimento intenso, ideal para todos os tipos de pele com textura extraleve não oleosa.
Ácido kójico
Tem potente ação clareadora pois inibe uma enzima chamada tirosinase, que é responsável pelo processo de formação de melanina na pele.
Possui propriedades antiinflamatórias, fotoprotetoras e antibacterianas.
O ácido kójico é atóxico e no geral não causa irritações, alergias ou outros malefícios na pele.
É indicado para tratamentos anti-melasma e clareamento de manchas. Não causa alergias e não possui fotossensibilidade, assim podendo ser usado durante o dia.
Na linha de séruns Ada Tina encontramos este potente ativo no Clarivis High Potency que possui potente ação clareadora.
Ácido lático
Naturalmente produzido pelos músculos, o ácido lático é um AHA (alfa-hidroxiácidos).
Na biotecnologia conseguimos obtê-lo através da fermentação da lactose (açúcar do leite), da glicose através das uvas, da sacarose através da cana-de-açúcar e amido.
O ácido lático estimula a produção de colágeno na pele, auxilia na limpeza dos poros e remove a pele morta de forma suave sem causar qualquer tipo de irritação.
É indicado para pele mista sensível.
Ácido málico
Este ativo encontramos na maçã, isso mesmo, na maçã!
O málico também é um AHA e possui função antisséptica e esfoliante, pois está é uma características dos AHAs, promovem assim a renovação celular da pele proporcionando hidratação e luminosidade.
Ácido mandélico
Gel fluido de origem vegetal extraído de amêndoas amargas, e um alfa-hidroxiácido da família dos AHAs, o ácido mandélico é conhecido por ser um ácido menos irritativo para a pele do que outros ácidos conhecidos.
O ácido mandélico é derivado das amêndoas amargas, especificamente das plantas do gênero Prunus (cerejeiras, pessegueiros, ameixeiras entre outros).
Ideal para tratamentos como fotoenvelhecimento, acne e hiperpigmentação, o ácido mandélico vai potencializar a renovação da sua pele, o clareamento de manchas e, dessa forma, tratar o fotoenvelhecimento.
Ácido salicílico
O ácido salicílico tem origem natural e é uma substância anti-inflamatória derivada da salicina (encontrada na casca do salgueiro).
Produzido também sinteticamente em grande escala e assim compõe a categoria dos BHA (beta-hidroxiácidos). Um poderoso multifuncional indicado para pele acneica e possui ação que remove as células mortas da pele.
Na linha de séruns Ada Tina encontramos este potente ativo no X-PEEL Acne Pore Peeling, um peeling clareador antiacne em sérum.
Ácido Tranexâmico
O tranexâmico é uma substância sintética capaz de causar alterações na melanogênese (via de formação do pigmento castanho que em excesso causará manchas na pele do rosto).
Além disso, ele atua na inflamação da pele, ou seja, usando séruns com ácido tranexâmico, o rosto não ficará avermelhado durante o processo do tratamento.
Na linha de séruns Ada Tina encontramos este potente ativo no Clarivis TX Ultra Resist, um sérum ultra clareador.