As manchas são as principais vilãs da autoestima. O melasma, por exemplo, é uma mancha profunda de coloração escura causada pela radiação ultravioleta emitida pelo sol, que surge ao longo dos anos devido ao excesso de exposição solar, e que muitas pessoas pensam não ter uma solução para este tipo de mancha. Entretanto, é possível SIM tratar manchas na pele. No blog post de hoje iremos explicar tudo sobre o surgimento das manchas na pele, além de 4 dicas poderosas para o tratamento!
Como surgem as manchas na pele?
A pele é um órgão muito suscetível a diferentes tipos de danos. A maioria delas sempre sofre influências naturais, como clima, vento, poluição e principalmente a ação do sol, onde a radiação solar tem efeito direto no aumento da produção de melanina (pigmento que dá cor à pele).
Entre estas manchas temos o melasma, que nada mais é do que uma hiperpigmentação da pele, causado pelos efeitos do sol e outros fenômenos, como o estado hormonal, tipo de pele, predisposição genética, quantidade de melanina, dieta e níveis vitamínicos.
O que é o melasma?
O melasma é uma condição da pele causada pela superprodução de melanina, caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele do rosto, principalmente em áreas com maior exposição ao sol ou atividade hormonal, como as bochechas e a testa. Apesar dessa condição estar associada à gravidez, não são só as gestantes que desenvolvem o melasma, pois ele é desencadeado por diversos outros fatores, principalmente a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção.
Graus do melasma
É importante entender os diferentes tipos de melasma, definidos por graus. Por meio dessa classificação, podemos determinar a ação mais correta a ser tomada no tratamento, aumentando as chances de amenizar e tratar manchas na pele, pois quanto mais cedo for determinada a extensão do melasma e iniciados os cuidados, mais eficaz será o tratamento.
Melasma grau 1: É o melasma mais recente, com menos de 1 ano, com manchas ainda claras e menos profundas e que necessita de tratamento rápido para não evoluir para os graus mais graves. Também chamado de melasma epidérmico, pois as manchas estão localizadas nas camadas mais superficiais da pele.
Melasma grau 2: É o grau de melasma com mais de 1 ano, com manchas bem visíveis e mais escurecidas e que já não responde bem aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma misto, pois as manchas se localizam nas camadas superficial e médias da pele.
Melasma grau 3: É o tipo de melasma com mais de 5 anos, antigo, persistente e com manchas profundas e resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico, pois as manchas escuras já se localizam na camada mais profunda da pele.
Melasma grau 4 – É o tipo mais grave de melasma, com mais de 10 anos, muito antigo, muito persistente e com manchas muito profundas e muito resistentes aos tratamentos comuns. Também chamado de melasma dérmico grave, pois as manchas escuras já se encontram nas camadas mais profundas da pele com grandes depósitos de melanina.
Dessa forma, podemos entender os tipos de melasma, para que todos possam identificar quais estão presentes em sua pele e tratá-los de forma adequada.
4 Dicas importantes para tratar manchas na pele
Confira agora algumas dicas poderosas para o combate das manchas escuras na pele do rosto:
1. Use um protetor solar clareador diariamente
A grande maioria dos protetores solares ajuda a clarear manchas escuras na pele de forma preventiva, principalmente os protetores solares clareadores. A aplicação diária produz um efeito clareador, visto que o filtro solar atua como uma barreira entre a pele e os raios UVA e UVB, além de melhorá-la naturalmente e prevenir contra o surgimento de novas manchas.
Para uma proteção completa da pele, o protetor solar deve ser usado diariamente. Por isso, invista em protetores de longa duração, como os da Ada Tina, que possuem 12 horas de alta proteção solar graças a tecnologia Solent®, sem perda de eficácia ao longo do dia e sem necessidade de reaplicações ou retoques.
2. Utilize dermocosméticos clareadores
Existem diversos produtos clareadores hoje no mercado dermocosmético, capazes de retardar a formação de melanina na pele, como os famosos antioxidantes. Um dos mais queridos entre os amantes do skincare é a vitamina C, que, além de clarear a pele, também possui efeitos antienvelhecimento, que garante firmeza e elasticidade à pele.
A Ada Tina possui uma vasta gama de produtos clareadores de manchas, inclusive o melasma profundo, com eficácia cientificamente comprovada, desenvolvidos para todos os tipos de peles.
3. Tenha uma dieta rica em antioxidantes de fonte vegetal
Adotar uma dieta vegana pode evitar que o melasma se agrave, pois esses alimentos possuem agentes antioxidantes, os chamados fitoquímicos, que garantem, entre inúmeros benefícios para o organismo, a prevenção da hiperpigmentação da pele (surgimento de manchas), proteção no DNA cutâneo, auxiliando também no combate ao envelhecimento precoce e até mesmo do temido câncer de pele. Alguns desses alimentos são a uva, oliva, alcachofra, romã, cenoura, entre diversos outros.
4. Tomar cuidado com o sol mesmo na sombra
Mesmo debaixo de sombra, as radiações solares atingem nossa pele, ultrapassando tecidos, folhagem ou outros resguardos, ou até mesmo refletindo superfícies naturais, sendo assim, mesmo sobre sombras recebemos até 50% de toda radiação solar emitida pelo sol.
Protocolo de tratamento de manchas
Para clarear manchas escuras, uma rotina rigorosa de cuidados com a pele e precauções de uso do produto devem ser seguidas à risca. A regra dos 3 P’s é uma ótima dica de protocolo a ser seguida. Segundo o Dr. Maurizio Pupo: “Para quem tem melasma profundo é muito importante fazer o que eu chamo de regra dos três P’s: Produtos corretos, Protocolo adequado e Persistência, fotografando a pele antes e depois a cada 30 dias, para poder acompanhar o tratamento ao longo dos meses e observar a evolução do clareamento e dos resultados.”
Devido à resistência aos tratamentos comuns para melasmas profundos, como o melasma grau 4, muitos acreditam não haver tratamento: “Pelo contrário, desde que você use os produtos corretos da maneira correta, seguindo a regra dos três P’s, é possível tratar até o melasma mais antigo, principalmente com os produtos da Ada Tina”, explica o especialista em cosmetologia Dr. Pupo.
Melhores produtos para o tratamento de manchas no rosto
A Ada Tina possui diversos produtos clareadores de manchas, desde séruns até protetores solares clareadores, com eficácia cientificamente comprovada.
Protetor solar clareador Biosole Oxy FPS 50
Biosole Oxy FPS 50 é um protetor solar clareador de manchas com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX®, desenvolvido especialmente para proteger e tratar manchas na pele, atuando no combate à 15 tipos de manchas, com eficácia antissinais e antirrugas, deixando a pele mais clara e rejuvenescida, além de conter 12 horas de proteção solar e 12 horas de fotoestabilidade.
Sérum Ultra Clareador Clarivis TX
Clarivis TX é um Sérum Ultra Clareador, formulado com Tripla Tecnologia Clareadora que atua em 21 mecanismos clareadores, sendo especialmente indicado para o clareamento rápido e eficaz de manchas escuras, inclusive o melasma grau 2 e 3, além de reduzir imperfeições causadas pelo sol, olheiras e manchas de acne, melhorando em 100% a aparência geral da pele, deixando-a mais clara, iluminada e uniforme.
+ Clique aqui e confira 10 produtos que ajudam a clarear manchas na pele!